Único, Original, Forever

- Pai, eu quero um biquini novo...
- Mas filha, você comprou um não faz nem um ano!
- Mas pai, eu preciso de um biquini novo!
- Ta, vai, compra um biquini maior...
- Não pai, um menor.
E o pai não entendia nada (...)



Páginas

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Novos conceitos sobre Recuperação Paralela


É triste ter que olhar para aquele horário maldito que é entregue logo depois do das provas. Seu esforço durante uma semana não deu em nada, e você vai ter que se esforçar de novo, o dobro. É triste olhar para o boletim antes perfeito e imaginar o que virá a seguir. Ter que estudar mais uma vez, duas, três, até que você pare de pensar que o Brasil ainda possui quatro fusos horários, sendo três terrestres e um oceânico. E então enfrentar a maldita prova mais uma vez, que na verdade não prova nada.

Então você começa a pensar em tudo que levou você a estar ali naquele momento. Tardes desperdiçadas na Internet, não ter tirado os olhos do novato bonitão ou ter esquecido que aquele assunto iria cair na prova.

É, eu me maltrato antes de cada prova.

Mas e se pensarmos por esse outro lado, talvez você esteja com problemas familiares que ninguém saiba, sua bisavó morreu em uma quarta-feira e você precisou viajar, seu ex-namorado pode ter dito coisas que magoaram muito, você está terminando um livro que você começou a escrever a meses atrás, você tirou uma nota baixa em literatura e tem um probleminha com pessimismo e achar que vai tirar nota baixa em tudo. Talvez você tenha um probleminha com questões fechadas que achava que não tinha, e tinha ficado em dúvida entre duas afirmações e marcou a errada... Talvez você costume confundir hebreus, fenícios e persas e achar que os mesopotâmicos tinham a mesma política do Antigo Egito. Talvez você não tenha estudado separações de misturas mais detalhadamente, e achar que água e sal é uma mistura heterogênea, e até mesmo discutir com o professor de química sobre o assunto. Talvez você estivesse com cólicas menstruais horríveis durante a avaliação de matemática e esquecer que Dónde em espanhol, tem acento.

Para cada erro, um novo aprendizado, e aprendizados que duram a vida inteira. Depois de ter ficado em recuperação pela primeira vez eu notei que aprendi a matéria e não simplesmente decorei, e são informações que eu vou levar para um vestibular.

Eu comecei a perceber que recuperação paralela é como uma segunda chance e mais ainda, um meio para você estudar mais e se dedicar mais. Que você pode ficar mesmo sendo uma cdf, e que quando você fica, não significa que você seja burro ou não saiba a matéria. E como recuperação significa, para mim, aprender sem decorar, lembre-se sempre: Você não pode decorar alguma coisa e levá-la na sua mente durante três anos, pode? Será que tudo o que você vai colocar no Enem não é simplesmente o que você aprendeu?

Eu tive que ficar em recuperação para conseguir enxergar tudo de bom que ela possa me oferecer, e isso se chama otimismo, uma coisa que eu quero levar pra sempre, porque eu quero ver sempre o lado bom das coisas, por pior que sejam.


Você já pensou por esse ângulo?



Dedicado a Leyziane Naianne, minha florzinha que ficou em matemática 2 e quase chorou. Lê, você é incrível e vai ser sempre, não importa quantos 2,0 você ainda vai tirar nas provas de Felizardo Toscano. Amo você

Dedicado também para toda a galera do bem que fica na recuperação. Beijos enormes :*

2 comentários:

  1. amoor, amei o texto kii vocêe dedicou pra mim...
    tee amarei FOREVER!!
    By: Lê!

    ResponderExcluir
  2. Ain achei tao LINDO e achei o lado bom da recuperação, a minha primeira foi esse ano e eu estava ai do teu lado e sempre quero estar pq conheço vc a pouco tempo mais ja te amo muito .
    espero ser sempre uma amiga e companheira pra todas as horas. ;D

    ResponderExcluir